— O que é RPG? —

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

— O que é RPG? —

Mensagem por ADM.Noskire em 25/9/2015, 22:30

— O que é RPG? —

Olá,

Se você já sabe o que é RPG, conhece o sistema de fóruns de RPG narrativo e está familiarizado com o universo maravilhoso dos jogos de interpretação, então você não precisa ler este tópico, pode entrar e ficar à vontade em nosso fórum.
Mas, se você nunca jogou ou não conhece, então este post é de fundamental importância para você.



— Em primeiro lugar... —

RPG é a sigla para role-playing game, ou seja, jogos de interpretação de papéis. É uma mistura de teatro e jogos de estratégia. Como assim?
Em um teatro, os atores recebem scripts com tudo o que os seus personagens devem fazer. Cada fala, cada gesto está descrito nesse papel. Em um jogo de estratégia, por outro lado, você nunca sabe qual será o movimento de seus adversários. No RPG, estes dois universos se juntam para formar personagens controlados pelos jogadores, mas sem nenhum script. Os jogadores devem tomar suas decisões baseados nas características de seus personagens.



— Contando histórias —

A história do seu personagem será dividida em diversas aventuras interligadas, assim como em uma saga de quadrinhos, composta de muitas revistas em sequência. Cada aventura pode ser comparada a uma história em quadrinhos de um determinado grupo de super-heróis, que será comandado pelos jogadores.

— O Mestre —

Aqui no fórum, o Mestre será o Narrador. Ele poderia ser comparado a um roteirista ou argumentista, com a diferença que ele não vai escrever a história inteira sozinho. Ele controlará apenas os personagens coadjuvantes da história (vilões, vítimas, personagens secundários...)

— Os Jogadores —

Os jogadores controlam os heróis do HQ. Aqueles cujos nomes estão no título da capa de nossa história imaginária. São eles que terão de salvar o mundo, destruir ameaças, roubar os planos secretos dos espiões e ainda por cima cuidar da tia doente de um deles e arrumar dinheiro para sustentar a família!
Para isso, os jogadores e o narrador agem em conjunto, construindo a aventura enquanto ela vai acontecendo. Os jogadores escolhem as ações de seus personagens de acordo com o que eles acham que o personagem faria. O narrador, por outro lado, mantém as regras e a coerência da história. ("Quê? Você disse que o Homem-Aranha vai matar aquele criminoso amarrado?!?!"")



— Como começar —

Em primeiro lugar, leia as regras. Pode parecer uma coisa óbvia, mas muita gente sai tentando jogar RPG sem ter lido as regras primeiro e às vezes isso acaba atrapalhando na hora da aventura. Os jogadores não precisam saber todas as regras de cor, mas é bom ter uma noção de como elas funcionam.
O próximo passo é criar a ficha. Cada jogador poderá criar uma ficha de personagem e deverá preenchê-la seguindo as instruções dadas no modelo de ficha e nos tópicos associados.
Com seu personagem montado, é hora de começar a escrever sua história. Geralmente a primeira aventura é individual para cada jogador, chamada de prelúdio, onde você e seu personagem serão apresentados ao mundo do jogo. É como uma pequena história em quadrinhos contando a origem de cada personagem até o momento em que se encontram. (Não precisa ser uma aventura gigantesca, embora não tenha limite. Cada caso é um caso).
Depois da aventura inicial, é recomendado que você faça aventuras em grupo, para enturmar-se com os outros jogadores. Além de quê, provavelmente será muito mais interessante jogar e interagir com outros personagens, ao invés de conversar e lutar apenas contra NPCs controlados pelo narrador.



— Outras dicas —

— Criação de Personagem —

Antes de mais nada, um aviso que talvez vá deixá-lo chocado: seu personagem não existe!
Ele é fictício, irreal, inexistente. Mesmo que seja baseado em uma pessoa real, ele não passa de uma cópia imaginária. E já que ele não existe, você tem o direito de fazer com ele o que desejar. Ele é sua criação, não tem inteligência ou personalidade próprias. Cabe a você, como criador, dar-lhe essas características. Quanto mais complexo, quanto mais parecido com uma pessoa de verdade, melhor será seu personagem — e pessoas de verdade são muito, muito complicadas. Eu sei disso, passei a vida sendo uma delas e ainda não as compreendo bem!

— Você sabe, seu personagem, não! —

Interpretar um papel é bem mais do que ficar repetindo frases de efeito como "Hasta la vista, baby!" ou "Para o alto e avante!". Quando joga RPG, você entra na pele de outra pessoa. Faz o que ela faria, age como ela agiria e, principalmente, lembra-se do que ela lembraria.
Uma das coisas mais importantes ao interpretar um personagem é separar as coisas que você sabe das coisas que ele sabe. Lembre-se, seu personagem não conhece toda a verdade, ele apenas ouviu rumores incertos ou presenciou cenas confusas. Narradores realmente habilidosos podem conduzir uma aventura de modo que os jogadores nunca saibam mais do que seus personagens. Jogadores que confiarem demais nas informações recebidas podem se arrepender mais tarde.

— Determine seu passado —

Imagine tudo o que aconteceu com seu personagem até tempos recentes. Escolha seu nome, idade e local de nascimento. Pense em como eram seus pais, como foi seu crescimento, que tipo de educação teve, quais suas experiências marcantes na infância e adolescência, seu objetivo de vida.
Mais importante que isso: determine como o personagem chegou até onde ele está agora. Por quais eventos importantes ele teve de passar e como ele se comportou diante deles. Fale sobre família, profissão, personalidade, gostos e preferências, aparência e ambições. Não é obrigatório, mas ajudará você a criar um personagem mais coerente e consistente.



Texto baseado no livro SUPERS, de Marcelo Del Debbio.

_________________
— Façam suas preces... malditos.
— Matarei cada um de vocês!


Prólogo | Apresente-se | Regras
Dúvidas | Criação de Personagem
avatar
ADM.Noskire
Admin

Mensagens : 691
Data de inscrição : 01/12/2014
Idade : 25
Localização : Natal/RN

Ver perfil do usuário http://reinodastrevas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum