— Perícias —
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— Perícias —
Perícias são as habilidades do seu personagem, dizem o que ele sabe fazer e quais suas chances de fazer direito. No momento em que o personagem é criado, você poderá gastar 100 pontos em perícias. Além dos 100 pontos iniciais, seu personagem ganhará mais pontos conforme for passando de level e/ou ao fim das aventuras.
Algumas perícias são marcadas com um sinal *. Essas perícias são, na verdade, grandes grupos de perícias menores, abrangendo uma série de subgrupos. Durante a criação do personagem, o jogador deve especificar qual, ou quais, subgrupo seu personagem conhece.
Com raras exceções, um personagem não pode usar uma perícia se tiver 0 pontos nela distribuídos, pois isso significa que ele não tem conhecimento naquela área. Se você tentasse navegar na Internet, quais suas chances de conseguir algum resultado se nunca lidou com um computador antes? Nenhuma. Você conseguiria entender um texto em húngaro ou em russo? Mas você pode tentar fazer um desenho simples, mesmo que não saiba Artes Plásticas.
Importante: É obrigatório um gasto mínimo de 10 pontos em cada nova perícia escolhida pelo jogador. Isso representa o esforço em aprender e desenvolver o básico dentro da perícia, suficiente para utilizá-la corretamente.
O quadro seguinte mostra que valor um personagem deve possuir em uma perícia para ser competente em cada atividade.
Ficou difícil de entender? Não se preocupe, vamos ver um exemplo prático! Eu começo com 100 pontos. Eu poderia escolher distribuir 50 pontos em Armadilhas e 50 pontos em Disfarce, de forma que eu fosse um profissional nos dois. Ou eu poderia distribuir 75 pontos em Camuflagem, me tornando um especialista, e 25 pontos em Rastreio, sendo um novato. Ou ainda, poderia distribuir 10 pontos em 10 perícias diferentes, sendo um curioso em diversas áreas, com um conhecimento bem básico de cada.
A lista de perícias está representada no seguinte formato:
Grupo*
Subgrupo
Quando a perícia tiver subgrupos, você pode escolher mais de um dos subgrupos correspondentes. Entretanto, deve distribuir os pontos separadamente, como se fossem duas perícias diferentes. Ex.:
Animais* - Treinamento de Animais - 60pts
Animais* - Montaria - 40pts
Abrir Fechaduras
Animais*
Treinamento de Animais, Montaria, Doma e Veterinária
Armadilhas
Armas Brancas*
Facas, Adagas, Punhais, Espadas, Machados, Chicotes, Manguais, Maças, Martelos, Arcos, Bestas, Katar e Lanças. Também são consideradas armas brancas: Nunchaku, boleadeira e redes.
Artes*
Arquitetura, Atuação, Canto, Carpintaria, Crítica de Arte, Costura, Culinária, Dança, Desenho e Pintura, Escapismo, Escultura, Forja, Ilusionismo, Instrumentos Musicais, Joalheria, Redação.
Avaliação de Objetos*
Antiguidades, Gemas, Metais Valiosos, Obras de Arte.
Caminhos Mágicos*
Fogo, Água, Terra, Ar, Eletricidade, Telecinese, Restauração e Trevas.
Camuflagem
Ciências*
Agricultura, Anatomia, Antropologia, Arqueologia, Astronomia, Botânica, Direito, Ecologia, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, Heráldica, Herbalismo, História, Literatura, Matemática, Meteorologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Sociologia, Teologia e Zoologia.
Ciências Proibidas ou Alternativas*
Alquimia, Astrologia, Búzios, Rituais, Tarot, Teoria da Magia.
Condução*
Carruagem, barcos e navios.
Disfarce
Escudo
Esportes*
Acrobacia, Alpinismo, Arremesso, Artes Marciais, Briga de Rua, Caça, Canoagem, Corrida, Mergulho, Pesca, Pugilismo, Natação e Salto.
Etiqueta*
Clero, Comercial, Diplomacia, Mercado Negro, Nobreza e Submundo.
Explosivos
Falsificação*
Documentos, Escultura, Joalheria e Pintura.
Furtar
Furtividade
Idiomas/Línguas*
Braile, Código Morse, Criptografia, Linguagem de Sinais e Leitura Labial.
Jogos*
Cartas, Tabuleiro e RPG.
Manipulação*
Empatia, Hipnose, Impressionar, Interrogatório, Intimidação, Lábia, Liderança, Manha, Sedução e Tortura.
Manuseio de Fechaduras
Medicina*
Cirurgia, Primeiros Socorros e Especialidades. (Cada Especialidade entra como um subgrupo. Ex.: Psiquiatria, Cardiologia, Neurologia, Toxicologia...)
Mineração*
Cristais, Gemas e Metais.
Negociação*
Barganha, Contabilidade e Marketing.
Pesquisa e Investigação
Procura
Rastreio*
Deserto, Floresta, Gelo, Montanha, Planície e Selva.
Sobrevivência*
Deserto, Floresta, Gelo, Montanha, Planície e Selva.
Subgrupos
Algumas perícias são marcadas com um sinal *. Essas perícias são, na verdade, grandes grupos de perícias menores, abrangendo uma série de subgrupos. Durante a criação do personagem, o jogador deve especificar qual, ou quais, subgrupo seu personagem conhece.
Com raras exceções, um personagem não pode usar uma perícia se tiver 0 pontos nela distribuídos, pois isso significa que ele não tem conhecimento naquela área. Se você tentasse navegar na Internet, quais suas chances de conseguir algum resultado se nunca lidou com um computador antes? Nenhuma. Você conseguiria entender um texto em húngaro ou em russo? Mas você pode tentar fazer um desenho simples, mesmo que não saiba Artes Plásticas.
Importante: É obrigatório um gasto mínimo de 10 pontos em cada nova perícia escolhida pelo jogador. Isso representa o esforço em aprender e desenvolver o básico dentro da perícia, suficiente para utilizá-la corretamente.
Você é mesmo bom?
O quadro seguinte mostra que valor um personagem deve possuir em uma perícia para ser competente em cada atividade.
Valor | Eficiência |
---|---|
Até 15 | Curioso. Ouviu sobre isso em algum lugar. |
16 a 30 | Novato. Está começando a aprender. |
31 a 45 | Praticante. Usa esta perícia diariamente. |
46 a 60 | Profissional. Trabalha e depende desta perícia. |
61 a 75 | Especialista. |
76 a 99 | Um dos melhores na área. |
100 | Ninguém sabe mais do que você sobre essa área. |
Ficou difícil de entender? Não se preocupe, vamos ver um exemplo prático! Eu começo com 100 pontos. Eu poderia escolher distribuir 50 pontos em Armadilhas e 50 pontos em Disfarce, de forma que eu fosse um profissional nos dois. Ou eu poderia distribuir 75 pontos em Camuflagem, me tornando um especialista, e 25 pontos em Rastreio, sendo um novato. Ou ainda, poderia distribuir 10 pontos em 10 perícias diferentes, sendo um curioso em diversas áreas, com um conhecimento bem básico de cada.
— Perícias —
A lista de perícias está representada no seguinte formato:
Grupo*
Subgrupo
Quando a perícia tiver subgrupos, você pode escolher mais de um dos subgrupos correspondentes. Entretanto, deve distribuir os pontos separadamente, como se fossem duas perícias diferentes. Ex.:
Animais* - Treinamento de Animais - 60pts
Animais* - Montaria - 40pts
Abrir Fechaduras
Animais*
Treinamento de Animais, Montaria, Doma e Veterinária
Armadilhas
Armas Brancas*
Facas, Adagas, Punhais, Espadas, Machados, Chicotes, Manguais, Maças, Martelos, Arcos, Bestas, Katar e Lanças. Também são consideradas armas brancas: Nunchaku, boleadeira e redes.
Artes*
Arquitetura, Atuação, Canto, Carpintaria, Crítica de Arte, Costura, Culinária, Dança, Desenho e Pintura, Escapismo, Escultura, Forja, Ilusionismo, Instrumentos Musicais, Joalheria, Redação.
Avaliação de Objetos*
Antiguidades, Gemas, Metais Valiosos, Obras de Arte.
Caminhos Mágicos*
Fogo, Água, Terra, Ar, Eletricidade, Telecinese, Restauração e Trevas.
Camuflagem
Ciências*
Agricultura, Anatomia, Antropologia, Arqueologia, Astronomia, Botânica, Direito, Ecologia, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, Heráldica, Herbalismo, História, Literatura, Matemática, Meteorologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Sociologia, Teologia e Zoologia.
Ciências Proibidas ou Alternativas*
Alquimia, Astrologia, Búzios, Rituais, Tarot, Teoria da Magia.
Condução*
Carruagem, barcos e navios.
Disfarce
Escudo
Esportes*
Acrobacia, Alpinismo, Arremesso, Artes Marciais, Briga de Rua, Caça, Canoagem, Corrida, Mergulho, Pesca, Pugilismo, Natação e Salto.
Etiqueta*
Clero, Comercial, Diplomacia, Mercado Negro, Nobreza e Submundo.
Explosivos
Falsificação*
Documentos, Escultura, Joalheria e Pintura.
Furtar
Furtividade
Idiomas/Línguas*
Braile, Código Morse, Criptografia, Linguagem de Sinais e Leitura Labial.
Jogos*
Cartas, Tabuleiro e RPG.
Manipulação*
Empatia, Hipnose, Impressionar, Interrogatório, Intimidação, Lábia, Liderança, Manha, Sedução e Tortura.
Manuseio de Fechaduras
Medicina*
Cirurgia, Primeiros Socorros e Especialidades. (Cada Especialidade entra como um subgrupo. Ex.: Psiquiatria, Cardiologia, Neurologia, Toxicologia...)
Mineração*
Cristais, Gemas e Metais.
Negociação*
Barganha, Contabilidade e Marketing.
Pesquisa e Investigação
Procura
Rastreio*
Deserto, Floresta, Gelo, Montanha, Planície e Selva.
Sobrevivência*
Deserto, Floresta, Gelo, Montanha, Planície e Selva.
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