— Combate —
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Há algumas coisas que influenciarão em um combate, seja contra NPCs ou contra outros jogadores. A sua narração, o valor dos seus atributos e as suas perícias serão as principais.
Ela é a base do RPG, então é óbvio que será muito relevante. É importante que sua narração seja clara, não haja ambiguidades, as ações narradas sejam possíveis do seu personagem realizar e também sejam bem detalhadas. Quanto melhor você narrar, maior a probabilidade de conseguir o que quer.
Os atributos serão os limitadores do seu personagem, tanto os primários, quanto os secundários. Ou seja, também limitarão à sua narração. Por exemplo, se você tem uma força muito baixa, não poderá derrubar uma porta com um chute, muito menos o seu oponente. Se você possui uma inteligência baixa, não poderá criar mais de oito mil estratégia, envolvendo todas as variáveis e possibilidades possíveis e inimagináveis. Também há os casos mais específicos, como um alto HP dificultar que alguém lhe mate e um alto Dano lhe ajudar a derrotar seu oponente com mais facilidade.
Por último, mas não menos importante, as perícias. É possível usar diversas perícias no combate, até mesmo aquelas que não foram feitas para isso (Atuação, por exemplo), mas focarei nas perícias relacionadas às armas. A quantidade de pontos que você possui em uma perícia, determina o quão bom você é naquilo. Mas qual a diferença, na prática? Darei um exemplo usando a perícia Espadas, mas o mesmo ocorre para qualquer uma das outras.
Também há outras coisas que influenciarão num combate, como por exemplo: Terreno, equipamentos, iluminação, aprimoramentos... Mas cada caso, é um caso. Os três anteriores, provavelmente, influenciarão em cada e toda luta que ocorrer no fórum. Portanto, atente-se a eles sempre que for lutar.
Narração
Ela é a base do RPG, então é óbvio que será muito relevante. É importante que sua narração seja clara, não haja ambiguidades, as ações narradas sejam possíveis do seu personagem realizar e também sejam bem detalhadas. Quanto melhor você narrar, maior a probabilidade de conseguir o que quer.
Atributos
Os atributos serão os limitadores do seu personagem, tanto os primários, quanto os secundários. Ou seja, também limitarão à sua narração. Por exemplo, se você tem uma força muito baixa, não poderá derrubar uma porta com um chute, muito menos o seu oponente. Se você possui uma inteligência baixa, não poderá criar mais de oito mil estratégia, envolvendo todas as variáveis e possibilidades possíveis e inimagináveis. Também há os casos mais específicos, como um alto HP dificultar que alguém lhe mate e um alto Dano lhe ajudar a derrotar seu oponente com mais facilidade.
Perícias
Por último, mas não menos importante, as perícias. É possível usar diversas perícias no combate, até mesmo aquelas que não foram feitas para isso (Atuação, por exemplo), mas focarei nas perícias relacionadas às armas. A quantidade de pontos que você possui em uma perícia, determina o quão bom você é naquilo. Mas qual a diferença, na prática? Darei um exemplo usando a perícia Espadas, mas o mesmo ocorre para qualquer uma das outras.
Valor | Eficiência |
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Até 15 | Curioso. Sabe que não é uma boa ideia segurar na lâmina. Consegue desferir golpes simples, mas ainda não possui jeito com a coisa. |
16 a 30 | Novato. Está começando a entender como funciona. Consegue desferir ataques simples e curvos sem atingir a si mesmo. |
31 a 45 | Praticante. Usa sua arma com frequência. Consegue desferir golpes mais complexos, como estocadas e saques. |
46 a 60 | Profissional. Sua arma é como uma extensão do seu braço. Consegue executar movimentos extremamente complexos, como trocar a espada de mão durante um golpe. |
61 a 75 | Especialista. Consegue usar sua espada para praticamente qualquer coisa. Bloquear, desviar, atacar... |
76 a 99 | Você consegue usar sua arma com maestria, independente da situação. Não importa se esta usando a mão oposta, ou esta caído, ou a arma quebrou... |
100 | Dificilmente encontrará alguém tão bom quanto você. Melhor então, nunca! Você pode realizar praticamente qualquer movimento ou golpe com a sua arma. |
Também há outras coisas que influenciarão num combate, como por exemplo: Terreno, equipamentos, iluminação, aprimoramentos... Mas cada caso, é um caso. Os três anteriores, provavelmente, influenciarão em cada e toda luta que ocorrer no fórum. Portanto, atente-se a eles sempre que for lutar.
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